Antigo sonho do Santos está próximo de dirigir seleção
Segundo o canal TyC Sports e o jornal Ovación, o técnico argentino Marcelo Bielsa está perto de acertar seu próximo passo de sua carreira. O treinador de 67 anos deve ser o próximo comandante da seleção do Uruguai.
“El Loco” está livre no mercado desde a sua demissão do Leeds United, da Inglaterra, em fevereiro de 2022. O argentino chegou a conversar com os dirigentes da Celeste em uma reunião do Conselho Executivo da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), e ambas as partes estão otimistas para um acerto nos próximos dias. Entretanto, ainda não houve conversa em relação ao salário do treinador.
Bielsa assumiria o Uruguai já na próxima data Fifa, em junho, e assinaria contrato até o final das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, com uma renovação automática caso consiga a classificação ao Mundial.
Bielsa já treinou seleções em duas oportunidades em sua carreira. A primeira foi a Argentina entre 1998 e 2004, ao qual venceu a medalha de ouro nas Olimpíadas. Entre 2007 e 2011, comandou o Chile.
O treinador teve grande responsabilidade por subir o Leeds United de volta à Premier League depois de 16 anos na espera. Por conta da queda de rendimento e dos maus resultados, acabou sendo demitido na última temporada. Recentemente, rejeitou uma proposta do Everton.
Bielsa no Santos
Antes de acertar com Odair Hellmann, o Santos chegou a procurar o argentino para sondar a possibilidade de treinar a equipe. Entretanto, por conta das questões financeiras, o negócio não aconteceu, como disse o próprio presidente Andres Rueda em reunião do Conselho Deliberativo.
“Conversei por mais de quatro horas com o Bielsa. Criamos relação boa, com boa química. Conversamos de tudo envolvendo futebol. Fiquei muito contente com a maneira que ele enxerga futebol. Ele ficou tentado e chateado por não vir. Ele disse que estamos lutando tanto para sair dessa situação lamentável e que não quer que voltemos a problemas financeiros”, iniciou
Bielsa falou que precisaria de jogadores caros e que não ficaria contente se o Santos contratasse e tivesse problemas financeiros, mas também que ficaria chateado sem os jogadores. E não posso falar ainda, mas essa relação Santos-Bielsa ainda vai gerar frutos e uma parceria no futuro”, completou o mandatário.